Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

domingo, 28 de agosto de 2011

JOGOS NO PRÉ

Ao longo do ano de 2011 estamos realizando, com as crianças da turma do Pré, diferentes jogos matemáticos. Levando em consideração que o pensamento lógico matemático deve ser trabalhado de uma maneira lúdica e exploratória, para que assim a criança desenvolva a capacidade do pensar e obter novos conhecimentos, pensamos em estratégias com diferentes jogos.
Os objetivos desta sequência são: Ampliar o repertório de jogos; aprender os procedimentos de diferentes jogos; e Jogar, respeitando a regra de cada jogo.
As crianças da Turma do Pré já contataram com inúmeros jogos diferenciados, como: Jogo da Memória, Dominó, Jogo da Velha, Tangran,  Jogos utilizando o KidsMart, entre outros. Diariamente tem a possibilidade de jogar e explorar os mesmos.

Alguns dos jogos utilizados pelas nossas crianças


Levando em consideração o conhecimento prévio que já tinham de jogos, pensamos em fazer a confecção de três jogos de tabuleiro: Jogo dos Dados, Jogo das Letras e Resta 1.
Conversamos com as crianças sobre seus jogos preferidos em uma roda de conversa. Em seguida, contamos a eles sobre a confecção dos novos jogos.
Iniciamos pelo Jogo dos Dados, onde pintamos o tabuleiro e, em seguida, colamos os números. Em um outro momento, ensinamos as crianças a jogarem. Explicamos como funciona o dado e percebemos que a maioria das crianças já sabia. O Jogo funciona da seguinte maneira: todos colocam suas peças no INICIO. Um de cada vez joga o dado e anda a quantidade de casas que caiu. Quem chegar no FIM primeiro é o vencedor.

No Jogo dos Dados as crianças participaram desde a sua confecção


Em seguida, partimos para o jogo das Letras, utilizando o mesmo processo. Percebemos que as crianças tiveram mais facilidade em jogar o Jogo da Letras, já que as regras eram parecidas com as do Jogo dos Dados. O que mudava é que cada vez que parasse em uma letra deveria falar o nome da mesma e, se soubesse, alguma palavra que começasse com a mesma.

Crianças confeccionando e jogando o Jogo das Letras


A confecção do Jogo Resta 1 também foi um processo que as crianças adoraram:
Além dos jogos que as crianças confeccionaram e dos que tem acesso em sala de aula, um recurso utilizado diariamente são os jogos do KidsMart. As crianças adoram e deixamos que escolham os softwares que querem jogar, de acordo com o que estamos trabalhando em sala de aula.

Uso do Kidsmart


Com todas essas possibilidades que já trabalhamos e que ainda vamos trabalhar, percebemos que as crianças estão ampliando o repertório de jogos, contatando com diferentes tipos deles. Também estão aprendendo os procedimentos de diferentes jogos, respeitando as regras dos mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário