Ao longo do ano de 2011 estamos realizando, com as crianças da turma do Pré, diferentes jogos matemáticos. Levando em consideração que o pensamento lógico matemático deve ser trabalhado de uma maneira lúdica e exploratória, para que assim a criança desenvolva a capacidade do pensar e obter novos conhecimentos, pensamos em estratégias com diferentes jogos.
Os objetivos desta sequência são: Ampliar o repertório de jogos; aprender os procedimentos de diferentes jogos; e Jogar, respeitando a regra de cada jogo.
As crianças da Turma do Pré já contataram com inúmeros jogos diferenciados, como: Jogo da Memória, Dominó, Jogo da Velha, Tangran, Jogos utilizando o KidsMart, entre outros. Diariamente tem a possibilidade de jogar e explorar os mesmos.
Levando em consideração o conhecimento prévio que já tinham de jogos, pensamos em fazer a confecção de três jogos de tabuleiro: Jogo dos Dados, Jogo das Letras e Resta 1.
Conversamos com as crianças sobre seus jogos preferidos em uma roda de conversa. Em seguida, contamos a eles sobre a confecção dos novos jogos.
Iniciamos pelo Jogo dos Dados, onde pintamos o tabuleiro e, em seguida, colamos os números. Em um outro momento, ensinamos as crianças a jogarem. Explicamos como funciona o dado e percebemos que a maioria das crianças já sabia. O Jogo funciona da seguinte maneira: todos colocam suas peças no INICIO. Um de cada vez joga o dado e anda a quantidade de casas que caiu. Quem chegar no FIM primeiro é o vencedor.
Em seguida, partimos para o jogo das Letras, utilizando o mesmo processo. Percebemos que as crianças tiveram mais facilidade em jogar o Jogo da Letras, já que as regras eram parecidas com as do Jogo dos Dados. O que mudava é que cada vez que parasse em uma letra deveria falar o nome da mesma e, se soubesse, alguma palavra que começasse com a mesma.
A confecção do Jogo Resta 1 também foi um processo que as crianças adoraram:
Além dos jogos que as crianças confeccionaram e dos que tem acesso em sala de aula, um recurso utilizado diariamente são os jogos do KidsMart. As crianças adoram e deixamos que escolham os softwares que querem jogar, de acordo com o que estamos trabalhando em sala de aula.
Com todas essas possibilidades que já trabalhamos e que ainda vamos trabalhar, percebemos que as crianças estão ampliando o repertório de jogos, contatando com diferentes tipos deles. Também estão aprendendo os procedimentos de diferentes jogos, respeitando as regras dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário