Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

sexta-feira, 8 de março de 2013

ATIVIDADE DO PRÉ - NUMEROS


                A matemática está presente a todo momento em nossas vidas. E é a partir de experiências proporcionadas na relação com o meio que as crianças começam a construir suas primeiras noções matemáticas. A noção espacial é um exemplo, quando ainda estão no berçário iniciam noções de deslocamento e limites do seu próprio corpo, ao almejarem alcançar um determinado objeto. Sem muito planejamento a criança desloca-se e explora aquele ambiente em que foi inserida. São as necessidades do dia a dia que permitem esta exploração de espaço! Aos poucos ela faz o planejamento mental daquilo que deseja, por exemplo, ao querer pegar um objeto que está atrás de um caixa, planeja dar a volta engatinhando até tentar alcançar o mesmo .
As crianças vão crescendo e o nível de desafios aumenta. Pode-se ensinar músicas que fazem a récita numérica, brincadeiras que explorem dentro, fora, em cima, embaixo, muito, pouco, mostrar noções de medidas, de quantidades, formas, espaço...
A noção de escrita de numerais é algo difícil e que requer muito “treino”. É comum as crianças confundirem letras de numerais. E para que memorizem a escrita correta é importante entenderem o que cada um significa, ou seja, que cada numeral representa uma quantidade.
Outro aspecto importante é fazer a criança perceber que os números estão presentes em nosso cotidiano, como a turma do Pré percebeu: 
Em nossa sala, temos um quadro numérico, onde as crianças podem consultar como é a escrita gráfica de cada numeral:






Jogos, materiais concretos, situações problemas, contagem de objetos, escrita de quantidades, são essenciais na construção do conhecimento matemático, e estará presente no dia a dia da turma do Pré durante todo o ano.

CORRIDA DO NÚMEROS:
Dividimos a nossa turma em duas equipes, cada criança era um numeral e tinha que achar qual era o papel correspondente do outro lado da sala. O grupo que encontrasse todos primeiro ganhava a corrida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário