A matemática está
presente a todo momento em nossas vidas. E é a partir de experiências
proporcionadas na relação com o meio que as crianças começam a construir suas
primeiras noções matemáticas. A noção espacial é um exemplo, quando ainda estão
no berçário iniciam noções de deslocamento e limites do seu próprio corpo, ao
almejarem alcançar um determinado objeto. Sem muito planejamento a criança
desloca-se e explora aquele ambiente em que foi inserida. São as necessidades
do dia a dia que permitem esta exploração de espaço! Aos poucos ela faz o
planejamento mental daquilo que deseja, por exemplo, ao querer pegar um objeto
que está atrás de um caixa, planeja dar a volta engatinhando até tentar
alcançar o mesmo .
As crianças vão
crescendo e o nível de desafios aumenta. Pode-se ensinar músicas que fazem a récita
numérica, brincadeiras que explorem dentro, fora, em cima, embaixo, muito,
pouco, mostrar noções de medidas, de quantidades, formas, espaço...
A noção de escrita
de numerais é algo difícil e que requer muito “treino”. É comum as crianças
confundirem letras de numerais. E para que memorizem a escrita correta é
importante entenderem o que cada um significa, ou seja, que cada numeral
representa uma quantidade.
Outro aspecto
importante é fazer a criança perceber que os números estão presentes em nosso
cotidiano, como a turma do Pré percebeu:
Em nossa sala,
temos um quadro numérico, onde as crianças podem consultar como é a escrita
gráfica de cada numeral:
Jogos, materiais
concretos, situações problemas, contagem de objetos, escrita de quantidades,
são essenciais na construção do conhecimento matemático, e estará presente no
dia a dia da turma do Pré durante todo o ano.
CORRIDA DO NÚMEROS:
Dividimos a nossa
turma em duas equipes, cada criança era um numeral e tinha que achar qual era o
papel correspondente do outro lado da sala. O grupo que encontrasse todos
primeiro ganhava a corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário