Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ANIVERSÁRIO DO CMEI - A HISTÓRIA

Atual entrada do CMEI

O inicio de tudo: A organização das primeiras creches públicas de Curitiba se deu no encontro entre as pressões dos movimentos sociais e bairros e no Movimento de Mulheres.  A oficialização do atendimento público em creches teve início na década de setenta na cidade de Curitiba, em meio ao processo de inserção da mulher no mercado de trabalho, das associações de moradores de bairros e do Departamento de Desenvolvimento Social.  Vale ressaltar que as mães não reivindicavam por qualquer serviço, mas um de qualidade.
Assim a Creche Fazendinha foi a vigésima primeira a ser construída e inaugurada em nossa cidade, na gestão do senhor Jaime Lerner em 29 de novembro de 1981 pelo Provopar - Programa de Voluntariado do Paraná em conjunto com a organização das Pioneiras da coletividade Israelitas do Paraná e Carrossel da alegria.

Fotos do acervo do CMEI

Fotos do acervo do CMEI

A origem do nome foi em homenagem ao bairro, pois existiam algumas fazendinhas por onde passavam os tropeiros que para poder se localizar colocaram o nome de Fazendinha neste local.
Sua área total era de 693,62m, Área construída 161,2 m2. Naquela época (meados dos anos 80) atendia crianças de 3 a 7 anos de idade que quando completavam 7 anos eram transferidos para creches que atendiam a faixa etária de 7 a 12 anos: creche Sibisa e Santa Amélia, em que ficavam em período parcial recebendo alimentação, recreação e orientação educacional complementar à escola. Contava-se com a parceria da Fundação de Recuperação do indigente (FREI) e do Departamento Desenvolvimento Social (DDS). Tal departamento se transformou em Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) que administrava as creches, que posteriormente passaram à alçada da Secretaria Municipal da Criança (SMCr) e em abril de 2003 para Secretaria Municipal de Educação.

De creche para CMEI: o termo creche era anterior a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 para o atendimento a crianças usuárias deste serviço. Vale ressaltar que em todo este período os profissionais que lidavam com as crianças buscaram atender os dispositivos legais (LDB 9394/96) que afirmam que o profissional para trabalhar com educação infantil precisa ter formação curso superior em cursos de licenciatura, de graduação plena em universidades e institutos superiores de educação ou nível médio na Modalidade Normal.
Neste sentido, houve um salto qualitativo na formação dos profissionais, bem como do trabalho oferecido às crianças e suas famílias.

A reforma: o CMEI Fazendinha passou por ampliação no final de 2005 passando a atender de 64 a 100 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos e 11 meses.
Atualmente conta com 25 profissionais: 15 educadores, 2 professoras, 1 diretora, 1 pedagoga, 5 profissionais das empresas terceirizadas (2 auxiliares de cozinha e 3 serviços gerais) e 1 agente administrativo.

Atual equipe de Funcionários do CMEI Fazendinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário