Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESCRITA COLETIVA DE HISTÓRIA

No Pré, as crianças tiveram contato com livros que possuem apenas ilustrações, e, a partir daí, criaram a história. Com essas atividades as crianças puderam:
  • Participar de diferentes situações de uso de linguagem oral;
  • Inventar histórias;
  • Fazer a articulação correta das palavras;
  • Participar da construção de textos coletivos escrito pelo educador/professor.

Vejam como ficou a história “Onde canta o sabiá”, criada pelas crianças do Pré.


ONDE CANTA O SABIÁ
(Regina Rennó)

Capa do Livro "Onde canta o Sabiá"

Era uma vez uma floresta muito bonita, com um rio limpo e cheio de peixes.
Mas um dia os homens começaram a cortar as árvores e destruir a floresta usando uma serra elétrica.
Levaram todas as madeiras para vender e por isso, os passarinhos começaram a sair da floresta, pois a casa deles eram as árvores. E sem casa não teriam como ficar por lá.
Então, os passarinhos resolveram ir para a cidade procurar um lugar para morar. Lá, fizeram suas casas nos postes, nas casas das pessoas e nos prédios.
Algumas crianças começaram usar o estilingue para atirar pedras nos passarinhos. Outros fizeram armadilhas para os pássaros, colocando comida em uma gaiola e os passarinhos, que estavam acostumados a comer os alimentos que eram encontrados na floresta, acabavam entrando e ficando presos, enfeitando as casas das pessoas.
Mas, um dia, uma criança viu diversos passarinhos voando livremente e decidiu soltar os pássaros que ele havia prendido. E assim, eles puderam procurar uma nova floresta para morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário