Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ANIVERSÁRIO DO CMEI - A HISTÓRIA

Atual entrada do CMEI

O inicio de tudo: A organização das primeiras creches públicas de Curitiba se deu no encontro entre as pressões dos movimentos sociais e bairros e no Movimento de Mulheres.  A oficialização do atendimento público em creches teve início na década de setenta na cidade de Curitiba, em meio ao processo de inserção da mulher no mercado de trabalho, das associações de moradores de bairros e do Departamento de Desenvolvimento Social.  Vale ressaltar que as mães não reivindicavam por qualquer serviço, mas um de qualidade.
Assim a Creche Fazendinha foi a vigésima primeira a ser construída e inaugurada em nossa cidade, na gestão do senhor Jaime Lerner em 29 de novembro de 1981 pelo Provopar - Programa de Voluntariado do Paraná em conjunto com a organização das Pioneiras da coletividade Israelitas do Paraná e Carrossel da alegria.

Fotos do acervo do CMEI

Fotos do acervo do CMEI

A origem do nome foi em homenagem ao bairro, pois existiam algumas fazendinhas por onde passavam os tropeiros que para poder se localizar colocaram o nome de Fazendinha neste local.
Sua área total era de 693,62m, Área construída 161,2 m2. Naquela época (meados dos anos 80) atendia crianças de 3 a 7 anos de idade que quando completavam 7 anos eram transferidos para creches que atendiam a faixa etária de 7 a 12 anos: creche Sibisa e Santa Amélia, em que ficavam em período parcial recebendo alimentação, recreação e orientação educacional complementar à escola. Contava-se com a parceria da Fundação de Recuperação do indigente (FREI) e do Departamento Desenvolvimento Social (DDS). Tal departamento se transformou em Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) que administrava as creches, que posteriormente passaram à alçada da Secretaria Municipal da Criança (SMCr) e em abril de 2003 para Secretaria Municipal de Educação.

De creche para CMEI: o termo creche era anterior a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 para o atendimento a crianças usuárias deste serviço. Vale ressaltar que em todo este período os profissionais que lidavam com as crianças buscaram atender os dispositivos legais (LDB 9394/96) que afirmam que o profissional para trabalhar com educação infantil precisa ter formação curso superior em cursos de licenciatura, de graduação plena em universidades e institutos superiores de educação ou nível médio na Modalidade Normal.
Neste sentido, houve um salto qualitativo na formação dos profissionais, bem como do trabalho oferecido às crianças e suas famílias.

A reforma: o CMEI Fazendinha passou por ampliação no final de 2005 passando a atender de 64 a 100 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos e 11 meses.
Atualmente conta com 25 profissionais: 15 educadores, 2 professoras, 1 diretora, 1 pedagoga, 5 profissionais das empresas terceirizadas (2 auxiliares de cozinha e 3 serviços gerais) e 1 agente administrativo.

Atual equipe de Funcionários do CMEI Fazendinha

sábado, 26 de novembro de 2011

SMEL NO CMEI FAZENDINHA

Em meio aos preparativos para a festa de 30 anos do CMEI, as crianças do Pré e do Maternal II brincaram, cantaram, dançaram e se divertiram muito através do Programa Linha do Lazer desenvolvido pela equipe da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).

Com tantas brincadeiras ninguém ficou parado!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NATAL NO PALÁCIO AVENIDA

Foto: http://blogdati.com

Tradição há duas décadas em Curitiba o Natal do HSBC no Palácio Avenida abrirá mais uma temporada de apresentações no dia 25 de novembro. O espetáculo de luz e fogos de artifício tem um coral de 160 crianças no centro das atenções. Espalhadas pelas janelas de um prédio histórico localizado na Rua XV de Novembro, elas cantam hits natalinos e canções nacionais e internacionais.
O tema deste ano é “O Poder da Música”, que mostrará a capacidade de transformação que a música tem na vida das pessoas. Sem teatro, o espetáculo terá a participação do artista Kazuo, do Cirque du Soleil. As apresentações seguirão até o dia 18 de dezembro, de sexta-feira a domingo, sempre às 20h30. Você ainda tem tempo para se programar! Não perca!


DICAS:
  • Chegue cedo para conseguir um bom lugar. Milhares de pessoas se aglomeram no calçadão da XV todas as noites de apresentação. As pessoas assistem ao espetáculo de pé.
  • Cuide de seus pertences.
  • Se você se programar, pode reservar lugar em alguns restaurantes e hotéis da região que têm vista para o palácio.
  • Se for de carro, chegue cedo para conseguir estacionamento próximo.


SERVIÇO:
Evento: Natal do HSBC no Palácio Avenida;
Local: Palácio Avenida – Rua XV de Novembro, 11 (Centro);
Data:
      - 25, 26 e 27 de Novembro;
      - 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16, 17 e 18 de Dezembro;

Horário: 20h30;
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/turistando/?id=1185795&tit=natal-do-hsbc-no-palacio-avenida
Entrada Gratuita.

domingo, 20 de novembro de 2011

CONVITE

Vejam como ficou o Convite para o Aniversário de 30 Anos do CMEI Fazendinhaelaborado com a participação das crianças da turma do Pré.

Convite para o aniversário do CMEI Fazendinha
Então não esqueçam:
O aniversário vai ser realizado no próprio CMEI, no dia 26 de novembro (sábado), começando às 9:30 horas.

RESULTADO ENQUETE

O CMEI Fazendinha vai fazer aniversário no dia 29 de novembro, e nós fizemos uma pergunta para os nossos visitantes:


Você sabe quantos anos o CMEI Fazendinha vai fazer???


Vejam como ficaram as respostas da nossa enquete:
Resultado da Enquete


A maioria dos que participaram acertaram, pois o nosso CMEI completará 30 Anos de existência, e desde já convida aqueles que fazem e fizeram parte desta história para participarem da festa de aniversário.
Em breve teremos um post com o CONVITE e outro post falando sobre os 30 ANOS do CMEI.


Aguardem...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

5000 VISITAS!!!

O nosso blog surgiu no ano passado (2010), como parte do curso Kidsmart e nossa primeira postagem foi feita em 2 de setembro, sendo que naquele ano disponibilizávamos informações referentes à turma do Pré.
Em 2011 o blog expandiu recebendo informações provenientes de todas as turmas do CMEI, além de contar também com informações de utilidade pública e notícias sobre eventos que possam interessar as famílias atendidas e demais visitantes.
Hoje chegamos a uma marca importante e queremos agradecer cada uma das 5.000 visitas.

Obrigado pela visita e por cada clique no nosso blog!!!

Volte Sempre!!!

domingo, 13 de novembro de 2011

ATIVIDADES DO PRÉ

Nesta semana (07 a 11 de novembro), a turma do Pré trabalhou muito, e as principais atividades desenvolvidas na sala foram:

Conhecer e ensaiar o Hino Nacional e o Hino de Curitiba:
Estamos apresentando e ensaiando o Hino Nacional e o Hino de Curitiba para as nossas crianças, já que elas irão cantá-los na festa do aniversário do nosso CMEI.

Confecção da Bandeira Nacional com a técnica de Mosaico:
Aproveitamos que nossas crianças estão conhecendo o Hino Nacional para falar sobre a nossa Bandeira e depois confeccionamos uma utilizando a técnica do mosaico.
Começo da confecção do Mosaico


Ilustrações do livro “O lobo e o Caçador”:
Estamos confeccionando um livro com a nossa turma e nesta semana cada criança fez a própria ilustração, mas falaremos melhor sobre esse trabalho em um post futuro.
Crianças ilustrando o livro "O Lobo e o caçador"


Roda de Conversa com um ninho de Passarinho como disparador:
Apresentamos um ninho e levamos as nossas crianças a pensarem em como o passarinho o constrói.
Roda de Conversa sobre Ninho de Passarinho


Exposição das obras em argila:
No mês passado nossas crianças confeccionaram algumas obras com argila, e nesta semana realizamos a exposição.
Confecção e Exposição das obras com Argila


Depois de tantas atividades, merecemos um descanso, então...
Bom Feriado a todos!!!

sábado, 5 de novembro de 2011

RECICLAGEM E SEPARAÇÃO DO LIXO

No mês de outubro as crianças do Pré aprenderam sobre a reciclagem e a separação do lixo através de roda de conversa, leitura de textos, vídeos e jogos educativos, além de uma prática muito interessante em que nossas crianças separaram e “jogaram” o lixo nas latas correspondentes. Isso só foi possível com a colaboração dos pais que nos trouxeram os materiais para a realização da atividade.
Através deste trabalho, mostramos a importância da separação e reciclagem do lixo, para que assim possamos contribuir com a preservação do meio ambiente.

As crianças do Pré aprenderam a separar os diferentes tipos de lixo

Mural do Pré


E aqui estão dois vídeos apresentados para a nossa turma, que mostram o que está acontecendo com o nosso planeta por causa da extração excessiva dos recursos naturais:





E na sua casa é realizada a separação do lixo?
Faça a sua parte e preserve o planeta para as próximas gerações.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ANIVERSÁRIO DO CMEI

O CMEI Fazendinha vai fazer aniversário no dia 29 de novembro e nós temos uma pergunta para os nossos visantes:



Observação: 
Nossa enquete vai até o dia 20 de novembro, e após esse dia você poderá saber a resposta certa e também um pouco da história do nosso CMEI.

VIRADA CULTURAL

Virada Cultural tem programação infantil na Biblioteca Pública do Paraná


A Biblioteca Pública do Paraná vai participar da Virada Cultural de Curitiba com uma programação voltada ao público infantil. Crianças de até 13 anos poderão participar do acampamento, que começa às 18 horas de sábado (05) e vai até às 10 horas do dia seguinte.
O programa de “Uma Noite na Biblioteca” vai oferecer o bibliotour, em que as crianças vão conhecer todas as instalações da BPP e atores vestidos de personagens da literatura contarão um pouco sobre a história dos livros.
Na manhã de domingo (06), as crianças e seus pais tomam café no hall de entrada da biblioteca. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Seção Infantil da BPP e pelo telefone 41 3221 4980.

Vagas limitadas!!!


Serviço:

“Uma Noite na Biblioteca”
Data: sábado, 5 de novembro
Horário: a partir das 18 horas
Local: Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133. Centro.
Informações: (41) 3221 4980
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/virada-cultural-tem-programacao-infantil-na-biblioteca-publica/24762