Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CASA DA LEITURA JAMIL SNEGE


CASA DA LEITURA JAMIL SNEGE
- Rua da Cidadania do Fazendinha -
A Fundação Cultural de Curitiba investe em ações inovadoras, como o programa Curitiba Lê, para deixar o livro mais próximo do leitor. A política implantada na área de literatura tem por objetivo derrubar as barreiras que, no Brasil, deixam índices muito baixos de leitura. Além da criação de novos espaços, outras atividades de incentivo ao hábito de ler estão presentes nas Casas da Leitura, entre elas as oficinas literárias e os ciclos de leitura, que mostram os livros como fonte de lazer e reflexão.

Com um acervo de livros e periódicos, a Casa da Leitura Jamil Snege é espaço destinado ao conhecimento e ao lazer. Atividades ligadas à literatura, como narração de histórias, oficinas e exposições, complementam os serviços oferecidos à comunidade.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

HISTÓRICO:
Implantada em 5 de julho de 1996, junto ao terminal do transporte coletivo, a biblioteca faz parte do complexo da Rua da Cidadania da Fazendinha e integra a proposta de descentralização dos serviços públicos municipais. A Casa presta homenagem ao escritor e publicitário Jamil Snege (1939-2003), autor de O Jardim, a Tempestade (minicontos, 1989), Como Eu Se Fiz Por Si Mesmo (memórias, 1994) e Os Verões da Grande Leitoa Branca (contos, 2000).

ENDEREÇO:
Casa da Leitura Jamil Snege
Rua Carlos Klemtz,1700 - Fazendinha
Rua da Cidadania Fazendinha
(41) 3350-3973

Fonte: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/espaco/casa-da-leitura-jamil-snege


domingo, 28 de agosto de 2011

JOGOS NO PRÉ

Ao longo do ano de 2011 estamos realizando, com as crianças da turma do Pré, diferentes jogos matemáticos. Levando em consideração que o pensamento lógico matemático deve ser trabalhado de uma maneira lúdica e exploratória, para que assim a criança desenvolva a capacidade do pensar e obter novos conhecimentos, pensamos em estratégias com diferentes jogos.
Os objetivos desta sequência são: Ampliar o repertório de jogos; aprender os procedimentos de diferentes jogos; e Jogar, respeitando a regra de cada jogo.
As crianças da Turma do Pré já contataram com inúmeros jogos diferenciados, como: Jogo da Memória, Dominó, Jogo da Velha, Tangran,  Jogos utilizando o KidsMart, entre outros. Diariamente tem a possibilidade de jogar e explorar os mesmos.

Alguns dos jogos utilizados pelas nossas crianças


Levando em consideração o conhecimento prévio que já tinham de jogos, pensamos em fazer a confecção de três jogos de tabuleiro: Jogo dos Dados, Jogo das Letras e Resta 1.
Conversamos com as crianças sobre seus jogos preferidos em uma roda de conversa. Em seguida, contamos a eles sobre a confecção dos novos jogos.
Iniciamos pelo Jogo dos Dados, onde pintamos o tabuleiro e, em seguida, colamos os números. Em um outro momento, ensinamos as crianças a jogarem. Explicamos como funciona o dado e percebemos que a maioria das crianças já sabia. O Jogo funciona da seguinte maneira: todos colocam suas peças no INICIO. Um de cada vez joga o dado e anda a quantidade de casas que caiu. Quem chegar no FIM primeiro é o vencedor.

No Jogo dos Dados as crianças participaram desde a sua confecção


Em seguida, partimos para o jogo das Letras, utilizando o mesmo processo. Percebemos que as crianças tiveram mais facilidade em jogar o Jogo da Letras, já que as regras eram parecidas com as do Jogo dos Dados. O que mudava é que cada vez que parasse em uma letra deveria falar o nome da mesma e, se soubesse, alguma palavra que começasse com a mesma.

Crianças confeccionando e jogando o Jogo das Letras


A confecção do Jogo Resta 1 também foi um processo que as crianças adoraram:
Além dos jogos que as crianças confeccionaram e dos que tem acesso em sala de aula, um recurso utilizado diariamente são os jogos do KidsMart. As crianças adoram e deixamos que escolham os softwares que querem jogar, de acordo com o que estamos trabalhando em sala de aula.

Uso do Kidsmart


Com todas essas possibilidades que já trabalhamos e que ainda vamos trabalhar, percebemos que as crianças estão ampliando o repertório de jogos, contatando com diferentes tipos deles. Também estão aprendendo os procedimentos de diferentes jogos, respeitando as regras dos mesmos. 

domingo, 21 de agosto de 2011

JOGOS PARA O PRÉ



Esta semana as crianças do Pré confeccionaram dois jogos (faremos um post sobre eles) além de terem ganho alguns novos, aumentando e melhorando o acervo da sala.
Os jogos que foram adquiridos para o Pré são:

  • Memória frutas, legumes e hortaliças;
  • Memória animais e filhotes;
  • Dominó de metades;
  • Dominó de figuras geométricas;
  • Dominó de divisão silábica;
  • Seqüência lógica: atividades;
  • Seqüência lógica: tempo; 
  • Tangram.
Iremos apresentar gradativamente os jogos para as crianças, sendo que nesta semana que passou o jogo da memória (que já é conhecido das crianças) já esteve presente nos cantinhos de interesse da sala.
Na semana que começa amanhã (22 à 26 de agosto), passaremos a explorar com as crianças o jogo dominó de metades.

PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO NO BERÇÁRIO

O pensamento está presente no processo  de desenvolvimento do bebê. Ao ir buscar um brinquedo entrar e sair de um determinado local, jogar brinquedos como uma bola,  colocar, tirar e encaixar peças tudo isso faz parte do pensamento lógico matemático.
Pensando nisso trabalhamos junto com as crianças jogos.

Jogo da Joaninha

Boliche

Jogo da Afetividade


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TRABALHO INFANTIL? SÓ PODE SER BRINCADEIRA!

DIA MUNDIAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL



Campanha erradicação trabalho infantil 2011
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é comemorado em 12 de junho. No Brasil, esta data foi instituída pela Lei Federal 11.542/2007 como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Nesta data são realizados acontecimentos de âmbito mundial para sensibilizar a sociedade e gestores públicos pela implementação de ações preventivas de erradicação do trabalho infantil, e neste sentido são promovidos eventos em alusão ao tema, orientando a população sobre o trabalho infantil, os prejuízos que pode trazer às crianças, como identificar e como denunciar. 

Em 2011 o slogan da campanha é "Trabalho Infantil? Só pode ser brincadeira!", promovido pela FAS em parceria com os órgãos que compõem a mesa de debates da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI).


O que é considerado trabalho infantil?

Todas as atividades realizadas por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, com fins econômicos ou de sobrevivência, remuneradas ou que visem lucro, e mesmo sem remuneração/lucro. 

Não se consideram neste contexto as atividades de trabalho na condição de aprendiz, que sâo permitidas a partir dos 14 anos, independente da sua condição ocupacional. 
Perante as leis, aqui como em outros países, o trabalho infantil é proibido para crianças e adolescentes. A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 preveem que a criança e o adolescente tenham seus direitos garantidos e que sejam protegidos de todas as situações que interfiram em seu bem estar. 

Algumas consequências do trabalho infantil para a criança e o adolescente
Baixa escolaridade, fracasso e evasão escolar, falta de perspectivas futuras devido à baixa qualificação e dificuldades de aprendizagem. Debilidades físicas e deformações corporais, devido à exposição a acidentes e doenças ocupacionais causadas pela utilização de equipamentos perigosos, contato com produtos químicos e realização de esforço físico acima do que o corpo em desenvolvimento pode suportar. Traumas psicológicos, baixa autoestima e amadurecimento acelerado.


Formas de Trabalho
São consideradas piores formas de trabalho infantil, todas as relacionadas à escravidão ou práticas análogas; a utilização, demanda e oferta de criança para fins de exploração sexual comercial; a produção de material ou espetáculos pornográficos; a utilização, demanda e oferta de crianças para atividades ilícitas e trabalhos que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que são executados, podem prejudicar sua segurança e saúde física e emocional. As piores formas de trabalho infantil e a ação imediata para sua eliminação estão dispostas no Decreto Federal 6481/2008, que regulamenta os artigos 3º e 4º da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho/OIT.]

Denúncias sobre trabalho infantil
Os casos de trabalho infantil devem ser denunciados,  através de contato com:

Central da Prefeitura Municipal de Curitiba - 156
Ministério Público do Trabalho -  (41)3304-9000 
Superintendência Regional do Trabalho - (41)3901-7550
Juizado da Infância e Adolescência - (41)3222-7561
Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS
Conselhos Tutelares de Curitiba



Obs.: Apesar da campanha ser realizada no mês de junho, nunca é tarde para nos interarmos sobre esse assunto de grande relevância.


Fonte: http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=70

sábado, 13 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS!


Oração Paterna - Oração dia dos Pais




P A I !

Pai nosso de todos os dias,
Imagem e semelhança Daquele lá do céu.
Um ser especial, um companheiro fiel...
Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!

Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo.
Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!
Assim crescemos, fazendo e aprendendo, sempre vendo em ti um modelo, um amigo.

De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos, verdadeiros símbolos de amor e de carinho, que se integraram à nossa vida, fazem parte do nosso ser.

Ser pai é mais que missão, é exercício pleno do amor, através da entrega e da doação. É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!

Pai, obrigado (a) pela vida !!

O CMEI Fazendinha deseja a todos um FELIZ DIA DOS PAIS!!!

DIA DOS PAIS - MATERNAL II

De acordo com as informações contidas no site www.educacao.pro.br/homenagem/pai (acesso em 09/08/2011),o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, que viveu na Babilônia há mais de 4.000 anos .Ele confeccionou um cartão de argila para  seu pai.

Conversando com a turma , achamos a idéia bem original, e decidimos presentear os pais desta forma.

As crianças utilizaram argila, e como riscante : garfo de plástico, palitos de churrasco e cola colorida.







PAI
SEGURA-ME ENQUANTO SOU PEQUENO
E POSSO FICAR EM SEUS BRAÇOS
BEIJA-ME AGORA ENQUANTO EU QUERO E GOSTO
ABRAÇA-ME FORTE E FRACO
ENQUANTO EU FICO PENDURADO
EM SEUS BRAÇOS FORTES
PAI, DIGA-ME:"EU TE AMO!"
ENQUANTO EU ACREDITO QUE É VERDADE
NÃO DEIXE PASSAR ESSE TEMPO
QUE VOCÊ SABE QUE É POUCO
PORQUE ACHO QUE VOCÊ
NEM SE LEMBRA QUE JÁ FOI CRIANÇA,
NÃO É?

                                                    (Ilsa da Luz Barbosa)



                                                                          PAIS...

Aproveitem esse dia para passar um tempo a mais com seu(s) filho(s)...os laços afetivos são mais importantes que o presente em si!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS!!! - PRÉ

clique na foto para ampliá-la...

Os profissionais e as crianças do Pré desejam um 

Feliz dia dos Pais!!!!!

Aproveitem esse dia para brincar e se divertir com seus filhos, e
não deixem de refletir sobre o texto abaixo...


QUE TIPO DE PAI VOCÊ É?

Exator = faz cobranças minuciosas de tudo;
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita; 
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira; 
Autocrata = em casa, quem decide, sou eu; 
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa; 
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida; 
Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama; 
Irresponsável = resolva isto com sua mãe; 
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo; 
Desligado= ignora tudo o que diz respeito ao filho; 
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado; 
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho; 
Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser; 
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero; 
Promotor= sempre encontra algo para acusar o filho;

Educador= ajuda a desabrochar o adulto que está na criança; 
Formador= leva a sério a formação integral do filho; 
Democrata= dialoga para chegar a um consenso; 
Disponível = reserva um tempo precioso para o filho;
Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho;
Previdente = prepara o filho para aprender com os fracassos futuros; 
Agradecido = reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados;
Libertador = alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista;
Responsável = paga o preço de nunca ser omisso;
Religioso = revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos;
Paciente= ensina que a maturidade não acontece sem tropeços;
Esperançoso = acena para a luz, que está sempre no fim do túnel; 
Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida;
Prudente = orienta a dar os passos, de acordo com as pernas;
Realista = prepara o filho para viver muito além dos limites da família.


Fonte do texto: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto042.shtml



E para finalizar temos uma foto das lembrancinhas confeccionadas pelas crianças do Pré em homenagem ao Dia dos Pais.

Lembrancinha confeccionada pelas crianças

Obs.: A foto da turma foi tirada com as crianças presentes na segunda dia 08/08/2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RETORNO NO BERÇÁRIO

Crianças observando a experiência
Voltamos ao CMEI, pois estávamos todos com saudades!!!
Aqui estamos em uma roda de conversa e nestas garrafas pet temos um dinossauro e uma barata de borracha que, ao por água, aumentam de tamanho.
Vamos diariamente acompanhar essa transformação.





Clique para ampliar...



sábado, 6 de agosto de 2011

INICIO 2° SEMESTRE

Segunda-feira, 1° de agosto, foi o retorno das nossas crianças ao CMEI, e a recepção foi muito calorosa, com um BOM DIA carinhoso logo na entrada. 
Na sala não foi diferente, os educadores receberam as crianças com muita satisfação e com uma grande novidade, que é a pintura das salas.
Tudo isso só foi possível com a ajuda dos pais e de todos os funcionários do CMEI que se empenharam em realizar esta melhoria.

Agradecemos a todos que participaram 
de alguma forma para a realização da pintura e desejamos um 2° semestre cheio de conquistas para as nossas crianças e para o nosso CMEI.

Parabéns a todos!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO FESTA JULINA

Aqui estão as fotos das apresentações da festa Julina que aconteceram no CMEI Fazendinha, antes do recesso.


  • BERÇÁRIO:




  • MATERNAL I:



  •  MATERNAL II:



  •  PRÉ:


Depois das apresentações das crianças, ainda pudemos saborear uma mesa farta com comidas típicas das festas juninas/julinas...


Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.