Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

domingo, 29 de maio de 2011

MATERNAL I


ATIVIDADE JOGO DE BOLICHE.

- Material confeccionado com garrafas pet e decorada com durex colorido.

- Atividade realizada com todas as crianças, onde cada uma participou individualmente jogando a bola na garrafas!


ATIVIDADE RODA DE CONVERSA AO AR LIVRE




Em círculo,a bola passa de mão em mão e as crianças tentam adivinhar o tem dentro.No final, a educadora abre a bola e tira a surpresa.

Educadoras : Eliane Fretta,Flávia e Gisele Brasil.

sábado, 28 de maio de 2011

MATERNAL II

Durante esta semana o Maternal II realizou atividades de linguagem artística, onde puderam explorar o uso de alguns materiais como tinta guache, canudinho e a própria mãozinha. 
Com isso puderam ampliar suas possibilidades expressivas e aumentar seu percurso individual.

Pintura utilizando canudinho
Pintura utilizando as mãos

JOGOS NO PRÉ

Semanalmente a turma do Pré está conhecendo jogos diversificados, pois o jogo proporciona o desenvolvimento da criança, beneficiando o processo de aprendizagem.
Seguem fotos de alguns dos jogos trabalhados com as crianças do Pré até o momento:

Bingo das Letras
Bingo dos Números
Dominó
Jogo da Memória
Jogo da Velha

Durante o ano estaremos disponibilizando novos jogos para as crianças, além de retomarmos os que elas já tiveram a oportunidade de conhecer e brincar.


Profissionais do Pré

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PERMANÊNCIA

A equipe de permanência realiza atividades diversificadas nos dias de planejamento da equipe da sala. Sendo assim, na segunda a equipe trabalha no Berçário, na terça no Maternal I, na quarta no Maternal II, na quinta no Pré e finalmente na sexta-feira é o dia do planejamento desta equipe (a escala de planejamento pode ser alterada conforme a necessidade do CMEI para um melhor atendimento às crianças).
Algumas das atividades realizadas recentemente por esta equipe foram:

OBRA DE ARTE: 

Inicio da Obra
Obra de Arte finalizada
Nesta obra de arte foram utilizados materiais alternativos como riscantes, sendo folhas naturais de árvore e rolos de papel.
Obs.: Todas as turmas colaboraram para a confecção da obra de arte.


PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO:
Em Pensamento Lógico-Matemático,o jogo da joaninha foi um sucesso.
Aqui as crianças do Maternal I brincando com a joaninha
O jogo estimula o raciocínio das crianças

Obs.: As turmas que participaram desta atividade foram o Berçário e o Maternal I.


RODA DE CONVERSA
Tema: Cívico.
Intenção: Dispertar o respeito ao Hino Nacional, Bandeira Nacional e ao País.
Crianças do Pré ouvindo o Hino Nacional
Bandeira Nacional

Obs.: As turmas que participaram desta atividade foram o Maternal II e o Pré.

A Equipe de Permanência atua nos dias em que ha planejamento semanal das turmas, levando alegria, diversão e atividades diversificadas.

Equipe de Permanência
Camila, Denise e Inês

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DO BRINCAR

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com o Colégio e Faculdade Dom Bosco, irá promover neste sábado (28) um grande evento na Boca Maldita em comemoração ao Dia Mundial do Brincar. Serão diversas atividades voltadas para toda a família, com jogos e brincadeiras que visam o desenvolvimento social, a integração e a diversão dos participantes.
“Desejamos aproveitar a comemoração do Dia Mundial do Brincar para resgatar e incentivar a diversão e o lazer na infância e ressaltar a importância da brincadeira para o fortalecimento do convívio familiar e do desenvolvimento cidadão”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
As brincadeiras acontecerão das 10h às 17h, ao longo da Rua XV de Novembro, entre a Boca Maldita e a Rua Dr. Muricy. Com a temática “Viagem ao Mundo da Brincadeira”, as atividades serão gratuitas e divididas 12 modalidades, que visam atender diferentes faixas etárias e estimular o aprendizado, o desenvolvimento motor e o raciocínio com brincadeiras sócio-lúdicas.
“Brincar é uma forma de aprender, de estimular a imaginação e de se relacionar com o mundo”, disse o diretor de lazer e atividade física da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Adilson Bassan. “Convidamos a todos a participarem desse grande evento e se divertirem ao lado de suas famílias e amigos”.
O Dia Mundial do Brincar é comemorado em vários países do mundo, geralmente na última semana do mês de maio. O Brasil aderiu a proposta da International Toy Libraries Association (Associação Internacional de Brinquedotecas) e comemora a data no último sábado do mês de maio.
SERVIÇO
Dia Mundial do Brincar
Data: 28 de maio
Horário: 10h às 17h
Local: Rua XV de Novembro, entre a Boca Maldita e a Rua DR. Muricy
Entrada: Gratuita

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/dia-do-brincar-tera-atividades-na-boca-maldita/23027

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BERÇÁRIO

Nossas crianças, desde cedo aprendem a participar de atividades coletivas e são estimuladas em todas as áreas de desenvolvimento humano.







Educadores: Eliane Irani, Jane, Josinei

MATERNAL I

Dentro da rotina diária, varias atividades são planejadas para serem aplicadas, visando o desenvolvimento integral das crianças. As crianças já desenvolvem a autonomia, sabem escolher as brincadeiras, adoram leitura de historias. 






Educadores: Flavia, Gisele B. , Eliane F

MATERNAL II

Nesta turma o processo de desenvolvimento integral da criança continua. As atividades são planejadas a partir do interesse demonstrado pelas crianças e se desenvolvem com o auxilio dos educadores.
São realizadas atividades diárias como roda de conversa, canto da literatura, artes, movimento, brincadeiras entre outras. Nesta turma as crianças não são tão dependentes do adulto, já possuem autonomia para se vestir, comer, lavar as mãos, etc... O trabalho pedagógico estimula a criança a desenvolver suas habilidades. 






Educadores:
Clebicieli, Gisele C., Karime

PRÉ

ROTINA DO PRÉ

- As crianças são recebidas no Pré com os cantinhos de interesse até às 8:45 horas, pois a partir desse horário é servido o café da manhã;
Café

- Após o café as crianças aproveitam mais um pouco dos cantinhos... Depois começamos a rotina diária, sendo montado uma roda. Neste momento as crianças fazem o calendário, chamadinha, contagem das crianças, roda de conversa, e, juntamente com a professora da manhã, fazem a escrita da rotina do dia;

Escrita da rotina diária
Rotina da parte da manhã
Calendário
Chamadinha

- Em seguida temos a atividade de movimento, um momento onde as crianças podem brincar no pátio, no parque ou na cancha de areia, e é claro que as crianças adoram;
Lenço-atrás
Pula-corda
Futebol

- Então temos as atividades pedagógicas, que são atividades que visam o aprendizado da criança;
Recorte de animais
Escrita do nome

- Outro momento que as crianças gostam muito é a contação de história, um momento em que elas podem viajar na imaginação, conhecendo novos mundos, outras culturas e muito mais;

Leitura de uma poesia

- Se sobrar um tempinho as crianças podem brincar um pouco mais nos cantinhos de interesse;

- Depois de uma manhã inteira de atividades e brincadeiras, é hora de almoçar, e aqui no pré eles já se servem sozinhos, pegando a quantidade de comida que desejam. Após a comida sempre temos uma fruta para as crianças comerem;
No almoço as crianças é que se servem...
...e eles ficam à vontade, se quiserem repetir
Crianças almoçando (e um dedinho de prosa)

- Barriga cheia, escovação feita... As crianças estão prontas para repor as energias na hora do sono...;
Nana nenê, nana nenêzinho

- Após as crianças acordarem (e ajudarem na organização da sala), é hora de comer novamente, sendo a vez do lanche;

- Aprender sempre é bom e por isso, depois do lanche, as crianças tem mais uma atividade pedagógica, agora com a professora da tarde;
Professora explicando a atividade...
...atividade realizada

- Tão bom quanto aprender é brincar e por isso as crianças têm mais um momento para brincar;
Brincando de basquete
Parquinho na areia

- Antes de ir embora é bom comer mais um pouco, e desta vez a refeição é a sopa;

- Depois da sopa as crianças já sabem: está quase na hora de ir embora e então elas aguardam seus pais brincando novamente nos cantinhos de interesse.

Professoras: Vivian (manhã) e Cristiane (tarde)
Educador: Marcelo

REUNIÕES

No mês de maio, conforme calendário, foram desenvolvidas atividades direcionadas a família. O objetivo é integrar e conscientizar a família sobre a importância de participar da vida escolar de seus filhos.

Parabenizamos todos os pais que sempre estão participando!!!


Reunião do dia 05/05/2011:
Reunião realizada a noite e nela foram abordados vários assuntos e tivemos também a presença dos Conselheiros Amaro e Rosilei, que informaram e orientaram os pais sobre: O que é o Conselho Tutelar? Para que serve?  Falaram sobre o ECA, deveres e obrigações das famílias.




Sábado de Integração 14/05/2011:
No sábado de integração os assuntos abordados foram: Rotina das turmas; frases da constituição, que falam sobre a educação/familia/governo/comunidade/escola.
Foi maravilhosa a participação de todos os pais presentes. Essa participação é muito importante para que as crianças vejam que os pais também se interessam pelo que elas fazem.