Quem sou eu

Minha foto
Situado em Curitiba, o CMEI Fazendinha atende 100 crianças de 1 à 5 anos, e através deste Blog iremos divulgar um pouco do trabalho realizado com as crianças. Boa navegação e deixem comentários!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

PROJETO KIDSMART – EDUCAÇÃO INFANTIL


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Elaboração: Karime e Marcelo.
Título: “Ferramenta Tecnológica – Computador”.
Área de Formação Humana: Linguagens Artísticas, Linguagem Escrita e Leitura, Pensamento Lógico-Matemático, Relações Sociais.
Turma: Pré Ano: 2010 Tempo estimado: 3 semanas.
Materiais Necessários: Computador, Máquina Fotográfica Digital, Impressora, Museu na Escola, Internet e Crachá.

Objetivos:
Linguagem Escrita:
- Realizar gradativamente tentativas de escrita (não convencional), de acordo com as próprias possibilidades;
- Participar da construção de textos individuais e coletivos escrito pelo educador;
- Buscar informações em diferentes portadores de texto sobre assuntos trabalhados no cotidiano, com auxílio do adulto.

Metodologia – Etapas:
1ª Etapa: Realizar uma roda de conversa sobre a ferramenta tecnológica – computador, perguntando as crianças sobre o conhecimento que eles possuem e sobre as funções encontradas no mesmo, e após, contar um pouco da história do computador.

Roda de Conversa "Computador"
2ª Etapa: MSN - E-mail: Neste dia as crianças vão participar de uma conversa no MSN com alguns pais, reconhecendo também a função do e-mail;

Utilizando a Internet para conhecer o blog do CMEI
Reunimos os e-mails de alguns pais para uma conversa no MSN e o envio de e-mail. Destacamos os principais recursos da Internet. Infelizmente a conversa pelo MSN não foi realizada, pois provavelmente havia o bloqueio deste software na conexão da Prefeitura. Após isso escrevemos um e-mail, com a ajuda das crianças, convidando os pais que estariam no MSN para acessar o nosso Blog e navegamos um pouco na Internet.

Exploração do Google Earth
3ª Etapa: Atividade permanente: Chamadinha - será feita no computador, as crianças presentes farão a escrita de seus nomes utilizando o Word.


Cada criança digitou seu nome em uma linha que compunha uma tabela. Algumas das crianças precisaram do crachá como suporte para a digitação do nome. Posteriormente iremos realizar a contagem das crianças e iremos gerar gráficos (meninos e meninas, presentes e ausentes, entre outros).

Objetivos:
Pensamento Lógico-Matemático:
- Resolver situações do cotidiano e outros desafios propostos, considerando diferentes possibilidades de solução;
- Identificar em que situações os números são utilizados na sociedade;
- Familiarizar-se com as unidades de tempo (dia, semana, mês e ano) para marcar os acontecimentos.

Metodologia – Etapas:
1ª Etapa: Os educadores farão uma tabela com a relação dos meninos e meninas.


2ª Etapa: Utilizando gráfico do Excel para a representação. As crianças serão questionadas sobre as quantidades e a apresentação gráfica.

Após isso trabalhamos a quantidade de meninas, meninos e faltantes em gráficos
3ª Etapa: Nos próximos dias serão feitos diferentes gráficos para a representação da quantidade de crianças na sala.


4ª Etapa: Após o mês todo ser preenchido graficamente, o mesmo será impressos e anexado junto ao calendário de construção mês a mês. Será feita comparação dos dias em que vieram mais crianças, menos crianças e mesma quantidade de crianças, sendo pintadas as colunas com mais e menos crianças.  
Gráfico do mês de setembro


Objetivos:
Leitura:
- Buscar informações em diferentes portadores de texto sobre assuntos trabalhados no cotidiano, com auxílio do adulto;
- Conhecer diferentes portadores de texto.

Metodologia – Etapas:
1ª Etapa: - Internet – pesquisas: Neste momento, as crianças poderão observar uma pesquisa feita no Google sobre o computador, podendo também assistir vídeos no youtube sobre a evolução do computador;


2ª Etapa: - Blog – Os educadores apresentarão o blog do CMEI para as crianças, mostrando as postagens já realizadas e explicando a função do Blog e as futuras postagens definidas juntamente com as crianças.

Mostramos o Blog do CMEI para eles, explicamos que ali é um espaço nosso, onde poderemos colocar coisas interessantes que acontecem no nosso dia-a-dia no CMEI, e eles, com a ajuda dos pais e acesso à Internet, poderão acessar em casa, na casa de um amigo, parente ou em uma Lan House.

3ª Etapa: - Criação de pastas individuais para anexar diversos documentos.

Para uma boa organização das atividades realizadas pelas crianças no computador, criamos uma pasta para cada um deles e lá ficarão armazenados separadamente os seus arquivos, como fotos, desenhos entre outros. No final do ano gravaremos um cd para cada criança com a sua respectiva pasta.

Pastas Individuais

Objetivos:
Relações Sociais:
- Compartilhar espaços, brinquedos e materiais com outras crianças;
- Ajudar os companheiros em situação de dificuldade.

Metodologia – Etapas:
1ª Etapa: - Reconhecimento das funções do computador através da exploração dos softwares e aplicativos, que serão manuseados todos os dias nos cantinhos.

Utilização de Software educativo
2ª Etapa: - Depois disso partimos para a prática, pois queríamos mostrar que o computador possui uma infinidade de recursos e então as crianças começaram a utilizar os softwares do Kidsmart, Sócrates, Paint entre outros.


Uso do Paint, ferramenta de desenho

Objetivos:
Linguagens Artísticas:
- Ampliar as possibilidades expressivas no uso de materiais diversos;
- Identificar as diferentes produções artísticas, como: desenho, pintura, escultura, fotografia, entre outras;

Metodologia – Etapas:
1ª Etapa: Na utilização do Paint, as crianças conhecerão a função das principais ferramentas do Paint e trocarão o lápis pelo mouse. Os desenhos serão salvos na pasta individual.

Realização do desenho

Desenho feito pelo Gabriel no Paint
2ª Etapa: Impressão dos desenhos, observação da função da impressora.

O interesse das crianças em ver o desenho ir parar no papel
3ª Etapa: - Será apresentado às crianças algumas fotografias do Museu na Escola, onde as crianças farão a apreciação das diferentes fotos, também serão mostradas algumas fotos tiradas no CMEI e em outros locais.

4ª Etapa: - Em seguida, juntamente com os educadores, as crianças vão escolher locais dentro do CMEI que querem fotografar e receberão instruções sobre as funções da câmera digital.

Gabriel utilizando a Máquina Fotográfica Digital

Davi fotografando seu amigo
5ª Etapa: - Após todos terem fotografado, os educadores vão salvar as fotos nas pastas individuais e posteriormente serão vistas em apresentação de slides e impressas para a montagem de um painel.

Foto tirada pelo Diogo
Outro recurso interessante do computador é a visualização de imagens. As crianças, após apreciarem fotos do Museu na Escola e fotos do CMEI puderam realizar as suas fotos, escolhendo o que queriam fotografar no espaço do CMEI. Algumas quiseram fotografar seus amigos, outras fotografaram a paisagem, e outras os brinquedos. Depois passamos as fotos para o computador e cada um reconheceu a foto que havia batido.

Avaliação:

- Reconhecimento das funções do computador e seu trajeto histórico;
- Exploração dos softwares e aplicativos;
- Compreensão da Internet como recurso valioso em pesquisas e estudos, principalmente através de textos, imagens e vídeos;
- Compreensão da Internet como ferramenta de comunicação, com a utilização do MSN, E-mail e Blog;
- Utilização do computador como forma de entretenimento através dos jogos, desenhos, e outros.

No final da seqüência percebemos que os objetivos foram alcançados e as crianças não se cansam de explorar essa interessante ferramenta, cheia de recursos.
Pudemos utilizar o Data Show para demonstrar outras formas de utilização do computador, sendo bem proveitosa esta sequência.

BIBLIOGRAFIA:


RODA DE CONVERSA: "O Computador"

Educador: O computador possui muitas utilidades, e nós gostaríamos de saber o que vocês sabem que o computador pode fazer?
Alessandro: Joguinho do cachorro.
Educador: Alessandro, você tem computador em casa?
Alessandro: Aham!
Educador: E o que você faz no computador?
Alessandro: Jogo joguinho e vídeo game.
Gustavo Luiz: Professora, você sabia que eu não tenho computador em casa.
Educador: Alguém mais tem computador em casa?

“Foi realizada a contagem e onze crianças disseram possuir computador em casa”.

Educador: Paula, o que você faz no computador na sua casa?
Paula: Jogo joguinho do Mario.
Educador: E além de jogar joguinho, o que mais pode ser feito no computador?
Kamilly: Entrar na Internet (Alessandro: Eu tenho orkut tio!), dá pra ver bastante gente e escrever nome.
Matheus: Dá pra por jogo de tiro, GTA.
Maria: Conversar com as pessoas, dá pra conhecer as pessoas.
Alanys: Dá pra conhecer pessoas, escrever para as pessoas.
Paulo: Dá para ver foto, ouvir música, escrever.
Mayara: Meu irmão pesquisa pra mim na Internet.
Paula: Pra mexer na Internet.
Educador: Tem muitas coisas que podemos fazer com o computador, vocês sabiam que tem gente que trabalha o dia inteiro na frente do computador?!?
Gabriel: Minha mãe trabalha com computador.
Kamilly: Dá pra brincar bastante.
Matheus: Dá pra mexer na Internet, escrever os nomes, ver fotos, dá pra ligar a luizinha. Eu fui na Lan House uma vez com a minha mãe e ela mandou um recado pro meu tio e viu fotos dela e ouviu música.
Educador: Pois é, crianças, dá pra fazer muita coisa com o computador. Com a Internet, podemos mandar o e-mail, que é muito parecido com uma carta, mas chega bem mais rápido no destinatário. Também na Internet, quando não sabemos direito de um assunto, podemos fazer uma pesquisa para termos mais informações sobre um determinado assunto, realizar compras, além de que, no computador são desenvolvidos carros, prédios, máquinas, e muitas outras coisas, e por isso vemos tanta gente mexendo no computador. Uns trabalhando e outros se divertindo.

Educadores: Karime e Marcelo